• Andressa Lauer

8 problemas comuns na decoração - e como corrigir

Updated: Mar 16

Se tem algo te deixando inquieto na decoração da sua casa, mas você não sabe exatamente o que é, talvez algumas poucas mudanças podem trazer o resultado que você está buscando. Aqui vão algumas dicas sobre erros comuns de decoração que podem ser facilmente corrigidos!


1 - Sua parede preta precisa de um up

Uma das coisas que está em alta agora é pintar uma parede de preto. Se você foi tentado pela elegância e drama (o que realmente é um toque maravilhoso num ambiente), mas isso fez o seu quarto ou sala parecer muito fechado, enclausurado, vou dar umas dicas para aliviar essa sensação.

O que fazer:

  • Sempre preze pela iluminação abundante - ela vai revelar os tons e brilhos presentes nas nuances das tintas pretas/escuras. Pode ser natural ou artificial, explorando direções diferentes.

  • Se livre de móveis que não são necessários e estão aumentando a sensação de "caverna"

  • Use cores! Uma parede preta não é desculpa para fazer todo o ambiente preto e branco - pelo contrário: ela vai intensificar cores interessantes, criando um contraste muito bonito.

  • Se quiser se render ao lado negro da decoração, trabalhe com diversidade de texturas, como linho, seda e veludos.


2 - Suas prateleiras estão lotadas de coisas

Colocar todos seus objetos decorativos em prateleiras abertas pode criar um visual caótico de itens aleatórios. Criar foco é muito importante!

O que fazer:

  • Primeiro passo é ficar apenas com aquilo que é bonito, interessante ou significativo

  • Deixe cada objeto brilhar! Coloque-os separadamente, tente organizá-los em grupos de 3, fazendo uma hierarquia visual entre eles - um objeto vertical, um horizontal e um meio-termo fazendo a ponte entre os outros dois.

  • Talvez pintar o fundo da sua prateleira seja uma boa ideia para evidenciar as formas e cores dos objetos escolhidos. Itens brancos ficam em muito destaque contra um fundo escuro, por exemplo. Evite fundos texturizados, que acabam confundindo o olhar.


3 - Seu sofá branco é interessante mas não é prático

Na hora de escolher seu sofá, você esqueceu que gatos peludos, cachorros agitados e crianças com dedos melados não costumam se dar bem com tecidos clarinhos que mancham facilmente.

O que fazer:

  • Mande o sofá para ter seu tecido tratado e impermeabilizado. Nenhuma impermeabilização é infalível, e a eficiência depende do tipo de tecido. Mas você pode equilibrar com limpeza frequente e uso de sprays que cobrem mais superficialmente o tecido.

  • Cubra as piores manchas com mantas e almofadas estratégicas

  • NUNCA esfregue uma mancha!

4 - Sua sala de estar não é aconchegante

No desejo de impressionar os visitantes, podemos acabar com uma sala de estar que fica muito linda no Pinterest, mas não é acolhedora para quem vai passar um bom tempo ali.

O que fazer:

  • Isso pode ser simplesmente um problema de posicionamento do mobiliário. Os assentos devem estar posicionados de uma forma que a comunicação seja fácil. Coloque-os perto o suficiente para encorajar uma conversa em tom normal ao invés de encostá-los nas paredes, deixando um espaço no meio que ninguém usa.

  • Coloque um item interessante, ou até mesmo divertido, que pode ser o motivo de iniciar uma conversa sempre que um novo visitante chega no seu espaço.


5 - Seus quadros estão desarrumados

Independente de o que você tem ser uma fotografia, ou uma pintura, ou um desenho do seu filho, o impacto da peça depende do modo como está sendo mostrada.

O que fazer:

  • Se você tem muitos quadros em casa, chamar um profissional especializado nisso pode ser uma ótima ideia

  • Um erro comum é colocar o quadro muito alto - considere a escala humana e posicione o quadro com o centro na altura do olhar, considerando se o ambiente é mais para sentar ou para ficar em pé.


6 - Sua cozinha é prática, mas transmite frieza

Ainda hoje está bem em alta cozinhas completamente brancas, com mármores por todos os lados e cadeiras igualmente brancas. Apesar de comum, isso pode transmitir uma sensação de frieza que não é muito legal.



O que fazer:

  • Equipamentos para a cozinha já passaram do apenas funcional para ter um apelo estético muito bacana. Aproveite das opções disponíveis e coloque os mais bonitos em destaque, em cima de bancadas, prateleiras, ou até pendurado abaixo do aéreo.

  • Adicione acessórios coloridos, como flores, relógio, objetos decorativos e itens para cozinha, como tábuas ou cestos de frutas. Isso vai tirar a esterilidade do ambiente e fazê-lo parecer mais com um lar.


7 - Você tem muitos pontos focais

Se ao entrar num ambiente, todas as coisas competem pela sua atenção, ou nenhuma cativa atenção alguma, você tem um problema de ponto focal. Esse é um termo utilizado para o item para onde o olhar se dirige primeiro, antes de absorver o restante do espaço. Uma sala que não possui um, falta vida e harmonia.

O que fazer:

  • Um ponto focal pode ser um quadro, uma móvel que está em evidência, um espelho, um tapete vibrante - são muitas as possibilidades! Escolha qual será o seu, e rearranje os móveis que você possui para dirigirem atenção à ele.

  • Não tenha várias coisas interessantes competindo igualmente por atenção! Escolha uma só e a valorize.


8 - Está difícil controlar a quantidade de almofadas

Não é difícil conhecer alguém que é o doido das almofadas - pode até ser nós mesmos. Segue ajuda:

O que fazer:

  • Se, ao sentar num sofá ou cama, as almofadas acabam parando no chão, é porque elas estão ali inutilmente - perderam seu propósito. Coloque-as em outro lugar

  • Mantenha duas almofadas no sofá - uma em cada canto

  • Mantenha uma (ou nenhuma) nas poltronas

  • Mantenha no máximo três na cama.


Com essas dicas você já vai conseguir resolver alguns problemas pontuais na decoração, que vão fazer grande diferença no aspecto geral! Me conta nos comentários se você usou alguma delas :)

14 views0 comments

Recent Posts

See All