• Andressa Lauer

4 itens para um bom home office compacto

Desde que a pandemia começou, muitas pessoas tiveram de improvisar um local em casa para servir de escritório provisório, como um espaço no quarto de visitas ou um cantinho da sala - e em alguns casos, acabou se tornando permanente. Mas como deixar esse espaço realmente adequado para trabalhar? Vou compartilhar algumas dicas sobre isso a seguir, principalmente, coisas que funcionam muito bem em espaços pequenos. Vamos lá!


1 - Mesa flutuante

Há muitas vantagens em trabalhar de casa. Mas uma coisa é muito importante - criar um espaço que separa esse trabalho do restante da sua vida. Isso ajuda você a se manter focado no trabalho no início do dia, e a se desvincular no final do dia.

Quanto falamos de ambientes pequenos, a nossa prioridade sempre será maximizar o "espaço de chão", ou seja, deixar a maior parte possível de chão visível, sem cobrir.

Podemos alcançar isso através de mesa e iluminação fixadas na parede. Isso é ainda mais importante num espaço estreito, onde uma mesa convencional não se encaixa.

Um ambiente de trabalho deve ter uma aparência leve, livre de bagunça. Isso limita as distrações, tornando mais fácil focar no que precisa ser feito. Por isso, a mesa flutuante é ótima, provendo uma estética minimalista. Sem contar que torna a limpeza mais simples.

Claro, há os pontos negativos: é mais difícil de realocar uma peça fixada na parede, e também não é tão espaçoso quanto uma mesa tradicional. Se você precisa de muito espaço de mesa no seu trabalho, melhor considerar outra opção.


2 - Arte significativa

Essa, na verdade, é uma dica que não depende do tamanho do seu home office. Há pesquisas que demonstram que o envolvimento com atividades culturais, incluindo contemplação de obras de arte, estão relacionados com boa saúde, mais satisfação de vida e menores índices de ansiedade e depressão.

Por isso, uma ótima ideia é procurar obras de arte com as quais você se sente conectado e espalhar pela sua casa - principalmente, no home office.

É evidente que o trabalho muitas vezes nos deixa ansiosos. Por isso, é importante que você tenha alguns minutos no dia para fazer uma breve pausa e contemplar algo que te traga alegria (Marie Kondo vibes aqui).

Ter uma vista para alguma paisagem natural traz o mesmo efeito, mas com o adensamento urbano cada vez mais acelerado, esse é um privilégio cada vez mais raro. Mas, se você tem essa possibilidade, use o máximo que puder!

Mas, voltando aos quadros, na hora de escolher, escute somente a si mesmo - é você que ficará trabalhando naquele espaço, portanto, é para você que a obra deve fazer sentido. Não precisa nem mesmo se preocupar se o estilo da pintura se encaixa com sua decoração - isso não é o mais importante, agora.


3 - Iluminação fixada na parede

Quando limitados no espaço de chão, nosso olhar se volta para paredes e forro para oportunidades de instalar as luminárias. Uma boa ideia é utilizar arandelas, que são peças de luz bem difusa e com uma grande variedade de design. Pode-se inclusive, criar um painel para adicioná-las e esconder os fios, ou mesmo na parede, se isso for possível, para alcançar a estética minimalista que falei.

Há também as arandelas alimentadas por bateria, que podem ser instaladas com clipes, sem a necessidade de fazer nenhum furo.

É preciso prestar atenção num detalhe: a altura da peça. A ideia é instalar aproximadamente na altura do olhar, ou seja, de 160 a 180cm do chão. A altura do seu pé-direito também deve ser levada em consideração nessa hora.

O mais importante é que seu olhar não entre em contato com a lâmpada exposta (a não ser se for do tipo de lâmpada decorativa, feitas para serem olhadas diretamente), causando desconforto com o excesso de brilho num único ponto. Quanto à temperatura de cor - o ideal é utilizar iluminação neutra ou fria neste ambiente!


4 - Uma boa cadeira

Falo sério - nada de pegar uma cadeira da mesa de jantar, não economize nessa parte! Se você passa a maior parte do tempo trabalhando sentado(a), é absolutamente necessário que sua cadeira seja confortável, adequada à sua altura e necessidades. Sua coluna vai agradecer!



5 - Cores

Deixei esse item por último, por ser o mais básico. Preencha seu espaço com cores mais calmas, claras, que vão ajudar no foco e não distrair. Prefira tons de azul, amadeirados e pastéis no geral, que não vão cansar e permanecer dentro da estética minimalista.


Gostou das dicas? Mande esse post para um(a) amigo(a)!

Está com dúvidas na hora de montar seu home office? Me chama, vamos conversar!


26 views0 comments

Recent Posts

See All