top of page
  • Foto do escritorAndressa Lauer

Arquiteto precisa saber desenhar?

Lembro bem do ensino médio, onde é feita a temida escolha de curso superior. Alguns colegas queriam entrar na arquitetura também, e uma das perguntas mais frequentes era "preciso saber desenhar?" juntamente com "tem que ser bom em matemática?" hahah

A resposta é: não. Ninguém precisa saber desenhar para ser um arquiteto. Com as muitas ferramentas digitais que temos hoje, o desenho à mão livre acaba sendo bem opcional.

Mas a questão é que nada é tão rápido como um lápis escorregando no papel as ideias que esvaem da mente.

Na hora de resolver um problema, um rápido rabisco durante uma reunião já pode ser suficiente para esclarecer dúvidas e ainda demonstrar como será executado. Gosto de pensar que para o cliente isso é uma das habilidades que demonstra o domínio da profissão, já que envolve o entendimento de geometria, espacialidade, noção de proporção e outros aspectos muito úteis na hora de elaborar um projeto.

Outra vantagem clara, é que nem sempre haverá um computador com AutoCad ou Revit por perto, mas em quase todas as circunstâncias é possível arranjar papel e lápis rapidamente. Ou guardanapo e caneta, se for o caso.


De qualquer forma, você terá um projeto no final, com ou sem desenhos feitos à mão. Mas acredito que vale a pena levar em consideração o desenho como um facilitador da relação entre o arquiteto e o cliente - mais ainda se as reuniões serão presenciais e sem o uso de tecnologia.


O que você acha? Desenhos à mão são importantes no processo de projeto? Deixe seu comentário!




32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page